Estamos do meio para o final das férias e muitos de nossos filhos vão este ano para essa fase escolar. Semana passada tivemos o Dia do Leitor que, providencialmente, cai no período onde eles estão em casa e podemos estimular mais de perto, contando histórias e lendo para eles, formando novos leitores, desde muito cedo. Porque alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a ler e a escrever. É integrar a criança ao conhecimento, incentivando sua autonomia intelectual, quando ela está saindo da primeira infância e amadurecendo, cumprindo a primeira grande passagem de sua vida.
bienaldolivrosp.tumblr.com |
Minha grande amiga Kathleen Irizaga, blogueira no Mamy Tri, graduada em Pedagogia pela UFRGS e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica pela PUCRS, além de mãe de três, fotógrafa e artesã, relatou em seu livro Todos Alfabetizados no Primeiro Ano, sua bem sucedida experiência com uma turma de alfabetização, respondendo afirmativamente à pergunta provocadora de sua obra: "É possível alfabetizar em um ano letivo?". Ela acredita que o aprendizado só acontece quando há afeto. E afeto é o que pauta seu trabalho.
O livro é um passo a passo do que foi produzido em sua experiência: primeiro, as características de seus alunos, depois seu método, o planejamento, as atividades e fundamentos nos quais se baseou. Tudo feito de forma lúdica e criativa, com o amor que é dedicado quando se faz o que gosta. Ao final, ainda propõe uma reflexão sobre o que foi exposto e de como fica o processo de alfabetização em tempos de tecnologia e de novidades que surgem a cada momento.
Leitura interessante, tanto para profissionais da área educacional, quanto para famílias que têm ou terão crianças sendo alfabetizadas.
Todos Alfabetizados no Primeiro Ano
Kathleen Floriano Irizaga
Editora Mediação
120 páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.