domingo, 23 de março de 2014

Risoto de Frango com Abobrinha

Domingo, chuva, arrumação de casa, um banzo ainda das últimas semanas... Não queria fazer para comer hoje algo que demorasse. Verifiquei o que tinha em estoque e decidi fazer um risoto de frango com abobrinha na panela elétrica de pressão.


Já tem um tempinho que queria escrever sobre panelas elétricas. Agora em janeiro comprei duas da marca Walita: essa e uma de arroz. Estou apaixonada!!! Práticas, fáceis de limpar e com várias opções de uso. Além disso, no caso da panela de pressão, é segura, ao contrário da convencional. Pretendo comprar outras depois... E também pretendo indicar outras receitas com elas. Com a parte interna revestida em teflon, dá para fazer pratos com nenhuma gordura, o que combina perfeitamente com reeducação alimentar, minha meta.

Separei os ingredientes e, logo depois, teria meu delicioso risoto:

1/2 kg de arroz arbóreo (1/2 pacote, normalmente)
1/2 kg de peito de frango
1 abobrinha de bom tamanho
3 dentes de alho
1 cebola
1 pimentão verde pequeno
1 xícara de vinho branco ou verde
azeite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
salsa
manjerona
orégano
noz moscada
sal
pimenta do reino preta

Em relação ao vinho, eu usei o que tinha em casa, um pouco de Casal Garcia, um verde português que adoro. Para essa receita, pode também ser usado um sauvignon blanc ou um vinho branco que você goste. Só não pode ser doce...

Pique o frango, coloque sal e pimenta, misture bem com as mãos e acrescente noz moscada ralada. Reserve, ou numa vasilha ou na própria tábua utilizada para o corte.




Deixe a panela aquecer um pouco, ligando na tomada e colocando na posição que vai ser feito o cozimento. No caso do arroz arbóreo, o tempo de cozimento dele nesta panela é o mesmo do arroz integral e do frango, então dá para fazer tudo junto. Pique a cebola, o pimentão e o alho, refogue em um fio de azeite até "suar", Junte a abobrinha e termine de refogar, até ela começar a mudar de coloração.
Acrescente a salsa, a manjerona e o orégano ao refogado, misture e coloque o vinho, deixando cozinhar e evaporar. Quando terminar a evaporação e sobrar um caldinho reduzido com o refogado, acrescente o arroz, misturando. Finalize com a colher de manteiga, para dar consistência após pronto. 


Cubra com água suficiente em proporção ao que está na panela.


Tampe cuidadosamente a panela, espere completar o ciclo e está pronto para comer. Você pode substituir por arroz integral ou sete grãos e também prescindir da manteiga, se quiser que fique mais light. Só vai mudar um pouco a consistência original de risoto, mas vai ficar bom também.



Depois me conta se gostou ;)

*Este post não é um publieditorial. Reflete a opinião pessoal da autora sobre os produtos aqui citados.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...