domingo, 16 de setembro de 2012

Esmaltes e Economia Doméstica

Para essa blogagem, com unhas curtíssimas e sem tirar cutículas, por causa da recente faxina/arrumação promovidas aqui, usei o Rosa Colonial, da Colorama.

O tema dessa semana é super importante. Em termos de grana e de sustentabilidade.

Dificilmente alguém promove otimização de gastos sem ser por necessidade. Quando o inteligente deveria ser planejar gastos e orçamento ainda com as contas equilibradas e fazer sobrar, para investir ou para realizar pequenos e grandes desejos que tenhamos.

A Fernanda Reali citou o excelente livro "Sobrando Dinheiro", do economista Luís Carlos Ewald, leitura obrigatória para quem quer organizar as contas. Estou relendo nesse momento, para reorganizar as minhas. Recomendo também os livros do Gustavo Cerbasi, em especial "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" e "Como Organizar Sua Vida Financeira".

Dinheiro está difícil para a maioria das pessoas, então temos que fazê-lo durar mais. Além disso, para garantir um desenvolvimento sustentável, devemos mudar nosso modelo de consumo, partindo para compras inteligentes e técnicas que nos fazem consumir menos e diminuir o impacto no meio ambiente.

Aqui em casa aprendi (e ainda estou aprendendo) na marra. E o que aprendo, tento passar para meus filhos, para que não cresçam como eu cresci, sem nenhuma noção de educação financeira ou doméstica.

Algumas dicas simples utilizamos aqui e tem dado muito certo:

Energia: se não está usando, não ligue! TV, computador, luzes da casa. Aproveitamos ao máximo a luz natural, quando não tem ninguém no PC os monitores ficam desligados.

Telefonia: fixo só liga para fixo e celular só liga para celular. Todos fazemos parte da mesma operadora, para aproveitar as ligações gratuitas entre números da família. Isso faz muita diferença na hora da conta, e, de quebra, nos proporciona, com a economia, investir em mais em velocidade de banda larga.

Água não é vassoura!!!! Não devemos usar, por exemplo, a água saída da mangueira para "varrer" sujeira. Em vez disso, primeiro devemos varrer (seja quintais, seja dentro de casa, quando for lavar algum ambiente), depois molhar levemente e aplicar produto que será usado para limpeza. Após isso, sim, enxágua. Não deixar torneiras abertas sem necessidade e verificar sempre a possibilidade de vazamentos, por menores que sejam, garantem boa economia. Lavar calçadas, não preciso nem falar... É ignorância e desperdício puro mesmo.

Aqui temos o hábito de pesquisar nos supermercados do bairro para verificar onde está tendo ofertas e na maioria das vezes compramos assim. Existem produtos que têm que ser comprados frescos, ou de época, esses compramos nas feiras. Aliás, consumir frutas e legumes da época e de fornecedores localizados por perto, além de ser mais saudável e garantir melhor sabor e qualidade, também muitas vezes representa economia, por causa da queda do preço, pela sazonalidade e também pela diminuição do custo do frete, além de estimular o consumo local e gerar menos carbono com a compra (pois o produto viajou menos, menos combustível foi gasto...).

Diminuí muito a compra de produtos de limpeza, me concentrando em alguns produtos básicos, dos quais faço misturas que fazem render, não poluem a casa e o esgoto com substâncias pesadas e funcionam bem, deixando a casa cheirosa e limpa.

Compro sempre sabão líquido para lavar roupas, pois é altamente diluível, rende muito, não mancha e ainda pode ser aproveitado na limpeza. Ele e água são a base de tudo, para lavar.

Não posso abrir mão do cloro, pois tenho cachorro e crianças. Compro um excelente no mercado, com graduação 4,5% de cloro, o que é quase o dobro da água sanitária normal, que tem entre 2 e 2,5%. Com isso, consigo diluir, fazendo água sanitária ou utilizando puro, se realmente houver necessidade, como no ralo do quintal, por exemplo.

Para lavar louças uso somente sabão em pedra, que dura muito mais que detergente, custa menos e limpa melhor.

Uso um desengordurante que eu faço, que é coringa, tanto para borrifar na louça, antes de lavar, quanto para limpar superfícies e, de quebra, desinfetar: metade do recipiente de água, metade de vinagre branco, deixando dois dedos para acrescentar um bom detergente líquido à sua escolha. Com isso, o produto dura muito mais e tem muito mais eficácia.

Para finalizar a limpeza, tenho outro coringa. Assim como a Lola São Paulina, gosto muito de álcool. Deixei de comprar o em gel para limpeza, só uso o líquido, que é mais barato e rende mais. Aqui tenho outra solução, 1/3 do recipiente de vinagre branco, 2/3 de álcool e uma caixinha de pedras de cânfora. Essa solução, além de finalizar a limpeza, fazendo secar mais rápido, é desinfetante e repelente de insetos. Pode colocá-la num borrifador e finalizar com ela a limpeza ou aplicar onde houver necessidade. Na cozinha, aplico pura, no banheiro, acrescento uma essência (normalmente pinho ou eucalipto) e na área de serviço, onde também é o cafofo da Duda, preparo à parte, acrescentando cravos - dá para aplicar nela e no ambiente onde ela fica, sendo repelente também de pulgas e carrapatos natural.

Para os pisos das áreas sociais, misturo metade álcool, metade água e acrescento lavanda ou alfazema.

Economia doméstica é mais do que guardar mais uns trocados no bolso e conter despesas. É aprender a viver com menos e melhor.

Tem muito mais dicas, muitas delas compartilhadas nos blogs das amigas que fazem parte dessa blogagem coletiva. Mulheres inteligentes, antenadas e todas trabalhadas nos esmaltes, um mais lindo que o outro. Confira aqui, no blog da Fernanda Reali.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...