terça-feira, 8 de novembro de 2011

BookCrossing Blogueiro - Vamos compartilhar cultura :)

http://luzdeluma.blogspot.com/search/label/Bookcrossing

Aqui no Brasil já foi chamado de "Atentado Poético". O BookCrossing é uma prática que visa "libertar" livros para incentivar o hábito da leitura. E a blogosfera tem sua versão, o BookCrossing Blogueiro. As ilustrações fofas desse post foram gentilmente feitas pela Luma, que está divulgando a iniciativa aqui no mundo online. Fui lembrada pela Mari e participo com muito prazer da inciativa.

Para participar, basta trocar com alguém que conheça (ou não) um livro por outro ou "esquecer" o livro por aí, em locais movimentados, como praças, ônibus, metrô, supermercados (locais onde o livro possa ser resgatado facilmente por quem passa). Coloque um bilhete ou uma dedicatória, no próprio livro, para que a pessoa agraciada fique sabendo o porquê do movimento e se sinta incentivada a levá-lo, transformando-se assim numa leitora, mesmo que, a princípio, não o seja. É uma forma de compartilhar cultura com quem não tem condições financeiras de comprar um livro ou mesmo para incentivar quem acha que não tem tempo.

Quem quiser divulgar o ato, com fotos e textos de incentivo, pode fazê-lo em seu próprio blog ou nas redes sociais. Podemos ainda, como sugeriu a Luma, trocar resenhas e impressões sobre os livros que libertamos.

Então, pegue aqueles livros que estão mofando em sua estante, sem serem lidos, e liberte-os, dando a eles um destino mais digno e conquistando mais um leitor. Informação é para circular, não para ficar guardada!!!


Update: E os pequenos não podem ficar de fora também!!!! Divulguei também no blog Pequenos Leitores. Veja como seu filho pode participar, ou como você pode fazer uma criança feliz com um livro hoje ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...