quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Cozinha Saudável e Gostosa - Abobrinha Gratinada e O Sal

Aqui em casa temos que ser práticos. Durante a semana, com a rotina de vários horários e demandas a conciliar, as coisas têm que ser descomplicadas. Mas não é por isso que vamos comer mal... Fazemos questão de comida fresca e temperos naturais. Não é difícil, tampouco complicado.

Um exemplo disso, é a abobrinha gratinada, que fiz ontem para o jantar, para acompanhar o filé de frango grelhado e o arroz sete grãos. Conforme contei no post anterior, comecei (na verdade, recomecei) hoje a Dieta Dukan, estando na Fase de Ataque, quando só podemos ingerir proteínas, para que aconteça a desintoxicação do organismo e para que possamos perder alguns quilinhos iniciais, estimulando o organismo a reagir. Mas, de qualquer maneira, já estávamos todos seguindo uma alimentação mais leve.


A primeira providência que tomamos, além de cortar excesso de gorduras e açúcares, foi diminuir o sal. Já não comemos mesmo com muito mas, nas férias acabamos ingerindo mais "porcarias" que de costume. Para uma reeducação alimentar eficiente, a redução de sal tem que ser definitiva, pois o sal é responsável pela retenção de líquidos, prejudicando os rins e também é causador de hipertensão. A questão é adptar o paladar para ingerir o mínimo possível e desejável, já que ele (no caso, o sódio) também tem sua importância para o organismo, regulando a quantidade de líquido entre as células, além de auxiliar na contração muscular e na condução de impulsos nervosos.

Tem sua importância, mas as quantidades necessárias são mínimas. Ano passado, a OMS divulgou novas orientações quanto à ingestão de sal, reduzindo para 5 g diárias a quantidade de sal de cozinha para um adulto saudável. Isso equivale a 1 colher de chá ou 5 pacotinhos desses que estão disponíveis em restaurantes. Levando em conta que praticamente todos os alimentos industrializados (doces ou salgados) têm o cloreto de sódio (sal) em sua composição, dá para perceber que, dependendo do que se come, passa-se fácil dessa cota. Mais um motivo para ingerir menos industrializados e mais alimentos frescos. E, para não ter que colocar tanto sal na comida, o segredo é caprichar no tempero: pimenta do reino (que confere especial sabor), além de alho, cebola e ervas diversas, frescas ou desidratadas.

Nessa receita de abobrinha, rápida, fácil e gostosa, quase não usamos sal. Primeiro, cortamos em rodelas grossas (aí vai depender do seu gosto) e cozinhamos no vapor. Aqui em casa, usei a peça que vem junto com a panela elétrica de arroz para isso. Enquanto o arroz cozinhava, as abobrinhas cozinhavam junto, com a peça acoplada acima da panela interna. Isso também pode ser feito numa panela comum com água e um escorredor de macarrão que possa ir ao fogo e ficar acoplado na panela tampada.

Eu estou apaixonada por essa panela elétrica de arroz. Em outro post, conto sobre ela.

Quando ficaram prontas, coloquei num recipiente e misturei pouco sal, azeite, pimenta do reino preta e manjerona desidratada. Caso não tenha como cozinhar no vapor, cozinhe em água com pouco sal, retire quando estiver al dente e coloque num recipiente, seguindo normalmente o passo a passo.


Feito isso, disponha em uma assadeira, polvilhe com seu queijo de preferência (fica bom com parmesão, ricota, queijo minas, meia cura, muçarela ou até gorgonzola). Aqui, usamos parmesão.


Ficou uma delícia e bem leve :)

Parceria Dukan

Hoje tenho novidades. O blog retomou sua parceria com a Dukan. Na verdade, nunca estivemos afastados mas, como ficamos meio que "em off" no final do ano passado, os projetos comerciais também foram congelados.

Agora, fico feliz em anunciar que, oficialmente, voltamos. Inclusive tem um anúncio fofo, ai ao lado, para quem quiser aproveitar o desconto de leitor e começar seu programa de emagrecimento. E é grátis para calcular seu peso ideal e sua curva de tempo!!!


Dieta Dukan é um programa de emagrecimento com resultados rápidos e que são mantidos, depois que o programa termina. Ele já foi utilizado por milhares de pessoas, inclusive famosas, como a princesa Kate Middleton. O acompanhamento é constante, o cardápio é variado e ela é perfeitamente adaptável |às necessidades de cada pessoa. Neste post aqui, eu detalho a dieta e suas fases. Elas são importantes para o sucesso do programa.

Fases da Dieta Dukan

Além das fases definidas, um segredo da Dieta Dukan é o uso do farelo de aveia. Ele é um ingrediente fundamental, presente em boa parte do cardápio sugerido. Ele reduz a absorção de açúcares e dá a sensação de saciedade. Neste post aqui, eu conto, em detalhes, seus benefícios.

Você pode iniciar seu programa agora, é só seguir o passo a passo. E ainda terá 25% de desconto, por ser leitor do blog ;)


Calcule grátis seu peso ideal. Importante: somente são permitidos caracteres de letras e números no nome de usuário (não pode usar "espaço", acentuação, hífen, etc).
Visualize seu Programa de Emagrecimento



À direita, clique no botão


Visualize o valor, no campo "pagamento"
Insira o código promocional CRIS no campo solicitado e aparecerá o novo valor, com 25% de desconto

Eu também voltei à Dukan. Ano passado, tive que deixar o programa por problemas de saúde. Agora, com tudo ok e com o fim das férias, vou fazer como detox e como "disciplinador" para uma reeducação alimentar permanente. Toda semana, postarei sobre a dieta, sobre meu próprio resultado e também algumas receitas, do próprio site e também minhas. Inclusive, tem uma deliciosa e super prática aqui mesmo, no blog, a Almôndega de Carne ao Forno. Quem me acompanha? :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...