quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BC Fotos - Volta às aulas!!

A Blogagem Coletiva Fotos é uma iniciativa da Dani Moreno, do blog Moça de Família.

Com a volta da atividade do blog, volto também às blogagens coletivas. Adoro essas manifestações, que geram informação e muita troca boa entre quem participa. Porque a blogagem, em sua essência é isso. Compartilhamento e colaboração. A Renata Montenegro, do blog Mulher Vitrola, que já citei como um dos meus favoritos (aqui), tem um texto excelente, explicando o que é blogagem coletiva e por que é bacana participar, como blogueiro e como leitor. Essa dica, por sua vez, peguei no blog "A gente escolhe ser feliz", da Fernanda Reali. Por isso que eu amo a blogosfera!

Eu sempre fui uma criança que gostava de estudar. Volta às aulas para mim era sempre um momento de alegria. Após curtir as férias, normalmente com muita praia e passeios com família e amigos (não viajava muito, passei a fazê-lo depois de grande), aquele cheirinho de material novo me lembrava das novas descobertas que faria, das novas leituras e do retorno ao convívio com os colegas.

Sempre fui muito ativa na escola. Fazia extraclasses, participava de grêmios, fui porta bandeira, dançava quando tinha oportunidade. E, apesar de rebelde desde sempre, era excelente aluna.

Meus filhos também têm esse amor à escola. Dani está no 8º ano, Pedro (que acaba de passar para o Pedro II) entrou no Fundamental II, 6º ano e Felipe está no Jardim I. Aproveitam bem cada minuto e cada recurso na escola. Lá constroem seu círculo de amizades e parte de sua formação.

Pedro Henrique, orgulhoso de sua vitória ao conquistar uma vaga no concorrido Colégio Pedro II.

Eu, particularmente, não acredito na escola, neste modelo arcaico atual, como principal fonte de conhecimento. Hoje temos como nos informar e estudar de diversas formas. Tento passar para meus filhos que eles são responsáveis pela formação de sua bagagem cultural. A escola é mera obrigação. Eles têm que ir atrás do conhecimento, onde ele estiver. Atualmente os três estudam em escolas públicas e está sendo, para nós, boa experiência. Em breve, farei outro post a respeito. Tenho outros dois, aqui e aqui, além deste, onde coloco minha opinião de que os pais devem sempre participar da vida escolar dos filhos e exigir das escolas abertura para esse convívio.

Aprende-se em museus e em centros culturais.

CCBB Rio

Aprende-se lendo (muito).



Aprende-se desafiando a mente (e a paciência, com certos seres, kkkk).


Aprende-se dando uma de cientista louco.


Aprende-se brincando (nem que seja tocando zona durante a mudança). A obra de arte aí atrás também é um oferecimento do meu pequeno estudante, rs.


Um excelente ano escolar para todos nós (sim, eu também ainda sou estudante :)!!!

30 dias para os 40

Quem me acompanha lembra que, ano passado, postei que estava próxima aos 40. E o dia está chegando, exatamente daqui a um mês, em 12 de março. A pisciana com ascendente em Leão, Lua em escorpião e Vênus em Aquário entrará nos 4.0.

Inspirada em post recente da Mari Hart, do blog Diário de Uma Mãe Polvo, fiz uma pequena retrospectiva mental e cheguei à conclusão de que o que dizem, de estar melhor aos 40 do que aos 20 não é desculpa de quem está entrando na chamada "idade da loba". É a mais pura verdade.

Imagem: Página Garotas de Atitude (Facebook)

Com esse tempo de vida, dá para ter aprendido algo, não é? Nada mais somos que crianças que cresceram e que fingem ter responsabilidades. Mas a sabedoria vem, de uma forma ou de outra.

Assim como minha amiga Mari, em seu post, digo não com muito mais facilidade. Sem remorso.

Aquela conversa de separar o joio do trigo... Sempre tive feeling para sentir as pessoas. Tem gente que gosto de graça, outras que não me convencem de jeito nenhum. Isso fica mais apurado a cada dia.

Desapego. Não acumulo nada que não seja de extrema importância ou utilidade. Doando ou jogando fora, sempre abro espaço para o novo e para a energia circular.

Ainda não aprendi a ter foco e a ser organizada. Mas estou melhorando muito. Quem sabe até os 50...

Formei uma família que posso considerar a dos meus sonhos. Temos muito amor entre nós. E olha que, aos 20, eu sequer cogitava ter filhos, não fazia parte dos meus planos. Hoje tenho três meninos, fora os gatos e cachorra. Um marido que, independente do que aconteça conosco, sempre vai ser, acima de tudo, meu amigo. E, por circunstâncias da vida, minha família de origem também está, por mim, se juntando novamente.

Fiquei mais chata e mais exigente. Não me contento com pouco. Nem com coisa vagabunda (seja o que for). Também fiquei mais intolerante com o que me incomoda. 

Aprendi a dar o trabalho exatamente o valor que ele tem. Tenho, hoje, o privilégio de trabalhar com o que gosto, da forma que acho conveniente.

Cometi muitos erros, poderia ter uma vida bem diferente e confortável hoje. Acho que aprendi com eles.

Meu raciocínio hoje é 100 vezes mais rápido que há 20 anos.

Mudo de opinião e peço desculpas sem nenhum problema.

Gosto de cuidar da minha casa. Ela é meu porto seguro e eu sou seu pilar.

Aprendi que tenho que me cuidar para estar bem, não somente para estar bonita. A beleza é consequência de boa saúde e bom estado mental e de espírito. Equilíbrio é a palavra.

Eu sou a responsável pela minha vida, mais ninguém. Consequentemente, pela minha felicidade (ou não).

Quilos a mais não são desejáveis. Tenho que trabalhar muito mais para perdê-los, além do risco de ficar doente. Aos 20, comia o que queria, malhava todos os dias e ficava tudo certo. Hoje, tudo tem que ser planejado.

Aliás, planejamento é tudo para termos liberdade.

A felicidade é uma questão de humor do dia.

Alguns já sabem, minha mãe, que está num estado de senilidade avançado, devido a problemas de saúde (apesar de só ter 66 anos) está morando comigo. Foi um reencontro conturbado, muitos conflitos a serem resolvidos que me fizeram pensar e refletir muito. Sobre meu futuro, sobre como estarei amanhã. Agradeço por essa oportunidade e por isso estar acontecendo justamente agora.

Parabéns para mim!!!

Foto: Mari Hart (Mari Hart- Photo & Soul)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...