segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sobre o Pinheirinho...

news.midiafree.com
Por ter conquistado a atenção da grande mídia - por causa do desastre promovido pela polícia de São Paulo, que fez uso de helicópteros, armas e bombas em um lugar repleto de famílias e crianças - a desocupação da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, começa a semana causando comoção e chamando atenção para problemas que insistem em ficar debaixo do tapete: moradia e ocupação do solo urbano.

Existem divergências entre as esferas de Justiça Estadual e Federal o que, por si só, já requereria mais reflexão sobre o caso, em vez da tomada de atitudes extremas. E nem questiono o fato do terreno pertencer à massa falida da empresa Selecta, de Naji Nahas. Gostando-se ou não disso, o direito legítimo à propriedade privada não se questiona. Mas a questão social está pendente e o Governo tem que dar uma resposta. Esperar sete anos para remover uma comunidade, que chega a 9 mil pessoas, beira o absurdo e é de uma crueldade ímpar. É hora de se repensar urgentemente em uma política séria de habitação, que garanta moradia para todos, de forma justa, junto com intensa repressão às ocupações irregulares, quando essas ainda estiverem no início.

Expulsar e colocar em um abrigo ou deixá-los vagando por aí só vai aumentar a população de rua, agravar a violência e engrossar o grupo dos potenciais usuários de drogas. O Governo de São Paulo está promovendo uma desastrosa cruzada, tanto nesse caso, como no caso da Cracolândia. Não está resolvendo o problema, pelo contrário, só está pulverizando mais.

Ações de repressão tem que ter o respaldo de ações sociais. Jogar as pessoas de um lado para o outro é tampar o sol com a peneira, querendo mostrar um serviço que nem de longe está sendo prestado.

news.midiafree.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...