terça-feira, 12 de junho de 2012

Lugar de criança é na escola ou brincando!!! #semtrabinfantil Blogagem Coletiva de Combate ao Trabalho Infantil

Segundo a OIT, a prática do trabalho infantil atinge 215 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Aqui no Brasil, 132 mil domicílios são chefiados por crianças. Para mobilizar as pessoas a combater esse mal da nossa sociedade, há dez anos, foi instituído o dia 12 de junho como o Dia Internacional do Combate ao Trabalho Infantil. O Brasil instituiu a data em 2007. Durante a semana de 11 a 15/06, uma rede formada por ONGs, jornalistas, blogueiros, educadores, fóruns, conselhos tutelares, municípios e demais cidadãos engajados apresentará campanhas, palestras, seminários e várias outras atividades.


Dentre essas atividades, está a blogagem coletiva pelo Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, proposta pela Samantha Shiraishi, do blog A Vida Como A Vida Quer, que ocorrerá simultaneamente a diversas ações voluntárias pelo dia de hoje. Convido meus amigos blogueiros e com perfis nas redes sociais a participar. No Twitter, haverá manifestação especial das 14:00 às 16:00, utilizando a hashtag #semtrabinfantil, mas durante todo o dia podemos dar nossa contribuição.

Somos atualmente considerados a 6ª maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido em termos de PIB. Somos "investment grade", o que, em tese, significa que temos solidez em nossa economia, estabilidade política, capacidade de honrar pagamentos e fatores sociais, como por exemplo distribuição de renda, são aceitáveis. Será mesmo?

Análises e discussões financeiras à parte, o fato é que o país tem muito dinheiro, mas continua pobre. A renda continua concentrada nas mãos de uma minoria, o nível educacional é baixo e as condições de ensino, por padrão, são precárias. Entre as mazelas presentes e enraizadas, o trabalho infantil é a mais cruel, pois tira de milhões de crianças o direito de viverem plenamente sua infância.

O trabalho escravo e infantil são realidade em nosso país, que utiliza em vários setores da cadeia produtiva esse tipo de mão de obra. É preciso conscientizar empresários e, principalmente, consumidores a não comprarem de empresas que utilizem desse método para produzir. Temos que nos responsabilizar por nossas atitudes e o consumo consciente é uma arma poderosa para mudarmos esse cenário.

Além das empresas, nos lares esse tipo de trabalho também é utilizado, seja em forma de "ajuda", seja em forma de contratação direta de crianças para desempenhar atividades domésticas. Uma coisa é a criança participar proporcionalmente à sua idade das atividades cotidianas da família, o que é saudável e que dá, desde cedo, noção de responsabilidade. Outra, bem diferente, é a criança ser obrigada a desempenhar tarefas que seriam de adultos, quando deveria estar brincando ou estudando.

É prática cultural, enraizada e cruel, que tem que ser combatida com todos os meios, sendo dever de todos a proteção às crianças e seus direitos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...