segunda-feira, 12 de março de 2012

Entre fraldas e peitos

Aproveitando algumas circunstâncias favoráveis, comecei o processo de desfralde e desmame do Felipinho. Estou aguardando vaga na creche do bairro e gostaria que ele fosse para lá mais independente.


Google

O Desfralde

Melhor impossível!!! Xixi aprendeu de pronto - e sem penico ou redutor de assento. A gente coloca ele sentadinho, segurando em nós e ele faz. É claro que no início aconteceram acidentes, tanto de dia quanto à noite. Só que ele tem um ponto a favor: detesta ficar sujo.

Aqui, nos dois primeiros, vivi duas situações distintas: Dani assim que começou a ir ao banheiro, por volta dos dois anos, nunca mais usou fraldas na vida. Já Pedro demorou um pouquinho e à noite ainda precisava de atenção especial.

Eis que Felipinho passou dos dois anos e ficávamos pensando em quando seria a vez dele. Até que chegou um dia em que constatamos que tinha acabado a fralda. Decretei: vai ser hoje!! Conversei com o baby e, claro, não adiantou nada, ele fez xixi da primeira, segunda e terceira vez no chão. Mas, observador como ele só, começou a perceber que não era daquela forma. E, vamos combinar, que no desfralde a família tem que ter disponibilidade, pois esse é o grande segredo, a meu ver. De dez em dez minutos, aproximadamente, eu perguntava a ele se ele queria fazer xixi. Fiz na frente dele, para ele ver como é e até rolou o "Tchau, xixi!!!". Da primeira vez que ele fez direito, dei beijinho, elogiei, disse que era isso mesmo, que ele era muito esperto. Não demorou muito para ele, do jeitinho dele, começar a me avisar: vinha correndo de onde estivesse brincando, tirava a cuequinha (box, off course, que meu baby é gatinho e anda na moda, rs) e falava várias vezes: "Mamãe, xixi!!! Mamãe, xixi!! Mamãe, xixi!!!". É muito engraçado e, ao mesmo tempo, muito gratificante ver meu princepezinho lindo aprendendo a se virar sozinho tão rapidamente. Independência se conquista com perseverança e com o apoio da família.

Já com o cocô... Ficou três dias sem fazer. Eu já estava entrando em desespero. Combinamos que iríamos comprar fralda, pois desconfiamos que ele estava com medo de fazer sem. Com a fralda, ele tinha um jeitinho peculiar de fazer cocô: abaixava de cócoras e ficava nessa posição até fazer tudo. Aí vinha para nós, como que para mostrar e para tomar banhinho.

Superado o medo inicial, agora ele faz também direitinho. E não chegou a fazer o nº 2 no chão nenhuma vez!!! Agora, nem de fralda dorme mais, quando ele não pede eu mesma levo ao banheiro para fazer xixi caso acorde de madrugada. Não tenho saído para longe com ele, mas pretendo continuar sem a fralda mesmo quando sairmos, dando preferência a lugares que tenham banheiros decentes ou fraldários/bamheiro família. Agora que ele pede e está se controlando tão bem, acho que seria um retrocesso colocar fralda em qualquer circunstância.

Com esse desfralde tranquilo, me sinto confortável para dar algumas dicas para as mamães que estão passando pelo mesmo período:

  • O primeiro sinal de que o baby está pronto para começar o desfralde é quando ele começa a avisar que fez ou que vai fazer. Já é meio caminho andado para ele aprender sem medo, independente do método e do acessório que se use com ele.
  • Vá sempre com calma e paciência. Tem que ter disponibilidade, para levar em vários períodos do dia (que não podem ser longos, tem que ser mais ou menos de 10/10, 15/15 minutos), para perguntar sempre se ele quer fazer. Tem que ter carinho. Tem que elogiar, quando dá certo, sem fogos de artifício. Da primeira vez, a ênfase e o entusiasmo podem ser maiores, para estimular. Mas, depois, encare como algo natural. Se ele se amedrontar, pare e depois volte de novo, com mais calma.
  • Acidentes acontecerão sempre, no início. Nem pense em brigar com a criança por causa disso!!!
  • É que nem andar de bicicleta, rs, quando vê, já foi. E não esquece mais, kkkk.

Ah, tá, o desmame... :/

Well... kkkkkk... Isso vai ter que ficar para outro post, pois o moleque não larga o peito de jeito nenhum, rs. Se teve algum progresso??? Ahn, serve dizer, em certos períodos do dia: "Acabou o mamá", seguido de um chilique da parte dele??? É, isso vai ter que ficar para depois. Mas não estou muito preocupada não, pois sei que, apesar de me incomodar, quando tenho algo a fazer, faz bem a ele. Uma coisa por vez...

Update 06/02/2013: Sobre desmame, que não ocorreu, eu conto em outro post...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...