sexta-feira, 4 de novembro de 2011

#DiadaFavela. Oi???

Eu sei que existe dia para tudo, mas "Dia da Favela" não conhecia. Até hoje, ao ver o termo no topo dos Trending Topics do Twitter... Graças ao Deus Google e ao @marcelotas, fiquei sabendo que a palavra "favela" tem origem em uma flor e que o Dia da Favela é uma invenção da cidade do Rio de Janeiro, em referência a um episódio ocorrido no Morro da Providência, a primeira favela oficialmente instalada em nossa cidade. Esse dia, teoricamente, surgiu com o objetivo de resgatar a dignidade de quem habita uma favela e de mostrar a cara dessa gente tão sofrida que lá vive.


Aqui em nosso país, temos a bizarra mania de enaltecer tudo ligado à miséria e à pobreza, colocando um verniz folclórico e chamando aquilo de "estética". Nesse caso, a "estética da favela". Estética de que, cara pálida??? Quem já entrou numa favela sabe que a maioria das pessoas que lá habitam vivem em residências improvisadas, sem rede de esgoto, saneamento básico, em condições muito aquém às de que um ser humano minimamente precisa para dizer que mora e vive com dignidade. Em vez de enaltecer a tal "estética da favela", por que a sociedade não oferece a essas pessoas condições dignas de moradia, com todos os direitos e deveres que isso demanda? Parabenizar alguém porque mora em uma favela??? Só podem estar de sacanagem Deve ser brincadeira... Eu tenho é que desejar que as pessoas que lá vivem (a maioria honesta e trabalhadora) "desçam" para uma moradia digna, aqui no asfalto, junto de nós. Não que fiquem separados em um gueto.

A tal "estética da favela" produziu movimentos culturais interessantes, muitos deles derivados de projetos sociais. Até aí, tudo bem, cultura nunca é demais. Só que fica só nisso. O gueto para lá, nós para cá e todo mundo fica feliz porque fez a sua parte. Mais uma vez, o brasileiro (o carioca é especialista nisso) se contenta com um pouco de pão e circo, quando seu dia a dia continua da mesma forma, violento, miserável e ele, o cidadão, à margem.


http://www.cufa.org.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...