terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sociedade do Photoshop e do Espetáculo

No último domingo, foi transmitida a cerimônia do Grammy. A grande vencedora da noite foi a lindíssima e maravilhosa Adele. Mas os comentários que pipocavam nas redes sociais, especialmente no Twitter, eram do tipo: "Ai, que gorda escrota"; "Baleia cantante"; "Obesa mórbida"... Como se o fato dela ser gorda a desabonasse de alguma forma e, até mesmo, superasse o fato dela ter uma belíssima voz e uma interpretação única.


Quando do episódio da Christiane Torloni, que foi fotografada em uma praia do Rio colocando flores, no dia de Iemanjá, deixando sua forma à vista de todos, comentei que fiquei chocada com os comentários a respeito, em blogs e nas redes sociais e que a cultura do Photoshop estava passando dos limites. Li alguns comentários bem humorados até, mas muitos maldosos, colocando inclusive em dúvida se ela deveria estar na praia por não estar em forma (!). Absurdo semelhante ocorreu com Pierce Brosnan e sua esposa. A mídia o persegue, querendo saber por que ele não a deixa por ter engordado depois da gravidez. Comentam que ela é doente, que passa imagem de doença, denegrindo a imagem dele. 

Cada vez mais tenho certeza de que as coisas estão do avesso e de que nossa sociedade está se afundando em preconceitos, maledicências e inveja. Os valores estão invertidos. Não é nem somente mais o ter acima do ser, mas o de parecer acima de tudo. Tem que parecer magro e feliz, se não é um loser.

"Nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda"

Pior de tudo, esses mesmos valores são passados de geração em geração, de pai para filho, com cargas cada vez mais violentas de veneno. Crianças temem ser gordas, fazem regime, não tomam sorvete, não comem bolo. E ofendem e isolam outras crianças que não seguem o padrão estabelecido. Não defendo aqui a obesidade infantil, tampouco para adultos, pelo contrário. Obesidade é doença e deve assim ser tratada. Mas para servir de parâmetro de comparação e classificação de pessoas, passando por cima de outras qualidades muito mais relevantes é, no mínimo, ignorância.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...