domingo, 15 de julho de 2012

Infância Comercializada em Cotas

http://migre.me/9Uils

Hoje eu iria escrever sobre as férias dos pequenos e dicas de como aproveitá-las sem enlouquecer ou perder os empregos. Mas esse assunto vai ter que ser adiado. Dando uma passada pelos jornais pela manhã (coisa que aos domingos consigo fazer de forma mais, digamos, completa) me deparei, com um pouco de atraso, com a notícia no Estadão de que um debate sobre a obesidade infantil, tema mais que importante, por se tratar de um transtorno que em muitos países já se transformou em epidemia, foi cancelado do 16.° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos porque, segundo sua presidente, a Dra. Glaucia Pastore, o tema afugentaria patrocinadores do evento.


O Congresso será realizado de 5 a 9 de agosto, pela primeira vez no Brasil.


Qualquer pai e mãe responsável (não precisa ser cientista, médico ou doutor em qualquer coisa para saber disso) sabe que a obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. E se torna mais grave quanto maior o poder de compra da população. Não por acaso, com a explosão de consumo nas últimas décadas, o problema também já é nosso, aqui no Brasil. É, portanto, grave, que num evento que pretende discutir de forma séria temas como alimentação e saúde patrocinadores interfiram na pauta a esse ponto. Tão grave quanto médicos receitarem medicamentos porque os laboratórios fabricantes lhes deram "agradinhos" em congressos.


Abaixo, para finalizar, reproduzo o manifesto da jornalista Claudia Visoni, que pode ser direcionado aos organizadores do evento (através de um "Fale Conosco" na página oficial) ou servir de pauta para discutirmos o assunto em sociedade, já que os profissionais que deveriam discuti-lo de forma isenta estão mais preocupados com "jabás" e patrocínios que possam contabilizar.



CARTA ABERTA AOS ORGANIZADORES DO 16º CONGRESSO MUNDIAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS


Somos um grupo de mães e pais, cidadãos preocupados com a saúde da próxima geração. Temos conhecimento de que a obesidade infantil é um dos principais problemas de saúde pública enfrentados pela humanidade atualmente e sabemos que os maus hábitos alimentares comprometem o futuro das crianças de hoje, adultos de amanhã. Estima-se, inclusive, que pela primeira vez em séculos sua longevidade será inferior à de seus pais. 


Sabemos também que a má nutrição infantil está intimamente relacionada com a influência da publicidade, que despeja sobre esse público doses maciças de mensagens que visam incentivar o consumo de alimentos de altíssimo valor calórico e baixíssimo conteúdo nutricional. Estamos falando refrigerantes, biscoitos, salgadinhos, pratos prontos, doces, guloseimas e demais produtos com altos teores de açúcar, sódio, gordura, carboidratos refinados, corantes, conservantes e outros aditivos potencialmente danosos à saúde. Se a dieta das crianças fosse baseada em alimentos naturais, frescos e integrais, preferencialmente orgânicos, a epidemia de obesidade infantil acabaria imediatamente. 


Acreditamos que não existe tema mais importante do que o futuro da humanidade para ser debatido 16.° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos. No entanto, ficamos sabendo que tal assunto não será abordado para não desagradar os patrocinadores. Estarrecidas diante desse fato, temos perguntas a fazer:


- Os senhores têm conhecimento das pesquisas alarmantes sobre o efeito da alimentação industrializada na saúde infantil?


- Os senhores não se importam com a saúde das crianças?


- Os senhores acreditam que pautar um congresso a partir das expectativas dos patrocinadores é fazer ciência?


- Os senhores têm como objetivo apenas descobrir novas maneiras de utilizar ingredientes artificiais e potencialmente prejudiciais para criar produtos altamente lucrativos para a indústria e de péssima qualidade para os consumidores?


- Os senhores têm algum interesse genuinamente científico nesse evento ou pretendem apenas aproveitar as verbas oferecidas pelos patrocinadores para farrear em Foz do Iguaçu?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...