terça-feira, 17 de setembro de 2013

#VemPraRua #socialgood O 4º post - o poder é, de fato, nosso


Durante o auge das manifestações ocorridas no meio do ano, fiz uma série de três posts a respeito (Post 1Post 2 e Post 3). No último 7 de setembro, esse clima reacendeu um pouco para, logo depois, cair novamente o gigante em sono, como muitos dizem. Será?

Os desmandos continuam, não se iludam. Assim como as soluções paliativas, os factoides, a tentativa de desqualificação do movimento das ruas, por parte da mídia convencional. A população ficou receosa de sair, com tantas imagens do que chamam de vandalismo. Quem ainda está no "front" são poucos resistentes que, mesmo marginalizados, continuam lutando por eles, por mim e por você. Mas algo novo acontece. Não estamos dormindo novamente, como muitos acreditam. Estamos bem acordados, atentos ao que acontece, às informações que chegam pelas redes sociais, essa a maior arma que temos atualmente para uma informação isenta, rápida e sem censura. Informação vinda diretamente das ruas, dos plenários, da situação. Sem edições, sem cortes, sem compromissos com patrocinadores. Claro que muita coisa tem que ser filtrada e checada, para isso estão aí as pessoas com maior poder de discernimento, formadores de opinião. Informação e cultura não servem só para serem armazenadas, mas para serem usadas na prática, para ajudar, para o bem comum. E essas informações são repassadas de forma veloz e eficiente, chegando a quem se interessar por elas.

De tudo que ocorreu durante o ano, a lição mais valiosa que aprendemos foi a do exercício da cidadania. Se quisermos, nós fazemos, nós mudamos, nós reescrevemos. Não é um processo fácil, nem indolor. Mas é um processo necessário e o momento é agora!!!

Não vamos sair das ruas, nem das redes sociais. Estamos sim, mais atentos. Ano que vem teremos eleições gerais. Precisamos nos fazer ouvir nas urnas. Precisamos votar melhor, mesmo com opções limitadas. E, quando as eleições acabarem, temos que cobrar. Para não ficar reclamando de quatro em quatro anos apenas... Para fazer o sistema trabalhar para nós, pois somos nós que pagamos por ele, com quase meio ano de nosso trabalho.

Queremos um país mais justo e com mais oportunidades para todos. O poder para isso nós temos.

"Todos juntos somos fortes, somos flecha, somos arco..."

Foto de Rebeca Brício, do blog "Mulher que pariu!!!", feita durante a manifestação de 17/06, que levou milhões de pessoas às ruas das principais capitais do país. 

No dia 24 de setembro, em São Paulo, acontecerá o Seminário Social Good Brasil 2013, cujo tema será Inovação Social em uma Sociedade Conectada. O objetivo do evento é proporcionar um ambiente favorável para troca de ideias e colaboração, disseminando o uso da tecnologia como ferramenta de mudança e ação. A programação traz Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, Regina Esteves, superintendente do Centro Ruth Cardoso, entre outras pessoas que fazem acontecer. Poderá ser acompanhado ao vivo, pela página, por streaming.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...