terça-feira, 16 de outubro de 2012

É da nossa conta sim!!! #semtrabalhoinfantil


No último dia 09 foi o lançamento da campanha da Fundação Telefônica, junto com o UNICEF e a OIT. O blog A Vida Como a Vida Quer, da Sam Shiraishi, fez o convite para divulgarmos a ideia nas redes sociais e na blogosfera, formando uma corrente do bem, dando uma força para que esse mal se erradique de vez. No dia 12 de junho, participei da blogagem coletiva #semtrabalhoinfantil, pelo Dia Internacional do Combate ao Trabalho infantil, com esse post. Hoje volto a me engajar no tema, pois nunca é demais frisar que lugar de criança é na escola ou brincando, nunca trabalhando!

Eu realmente acredito que a criança tem que aos poucos aprender a ter responsabilidades, proporcionalmente à sua faixa etária. Colocar uma roupa no cesto, arrumar os próprios brinquedos, colocar o próprio copo na pia, arrumar sua cama pela manhã. Eles gostam de ajudar e aprendem a dar valor ao trabalho. Mas daí é muito diferente colocar uma criança para lavar toda a louça da casa, cozinhar ou fazer faxina. E o trabalho infantil doméstico é quase cultural em muitos lugares do país, não só em rincões distantes, mas nas cidades também, principalmente entre a população mais pobre.

Deixa de ser ajuda ou aprendizado no momento em que impede a criança de brincar, de ser criança ou atrapalha seu desenvolvimento escolar. Ou quando se torna obrigação sistemática.

O trabalho infantil também é muito utilizado na cadeia produtiva. Nesse caso, cabe aos consumidores serem conscientes e não comprar de empresas que utilizem esse tipo de mão de obra, seja diretamente ou através de fornecedores.

É preciso denunciar qualquer situação de trabalho infantil, seja remunerado ou pior, escravo, pois quem não denuncia também é cúmplice. As denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares, pelo Juizado da Infância e Juventude, pelo Disque 100 ou diretamente ao Ministério Público.

Participe!!! Utilize seu blog ou seu perfil nas redes sociais. No Twitter, utilize a hashtag #semtrabalhoinfantil. Isso também é da sua conta!


Blogagem coletiva "É da nossa conta!"
Data inicial: 16/10
Mais informações:
Fan Page Pró-Menino: http://www.facebook.com/redepromenino
Twitter: @promenino
Site: promenino.org.br



Um post que eu não queria fazer


Adeus, querido Tygra. Você foi de repente e precocemente. Hoje estava planejando levá-lo para tomar sol, entre outras coisas e até comprar aquele atum que você adora. Mas onde você está não precisa de mais nada disso. Que fique bem, ao lado de anjinhos como você, criança linda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...