sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Basta de violência contra as mulheres!!!

Imagem: Margarida Espinho

Aproveitando a data de hoje, quando se comemora (?) o "Dia Internacional de Combate à Violência contra Mulher", foi sugerido pela Sofia Amorim, do blog Buteco Feminino, uma blogagem coletiva de apoio.

Infelizmente, tanto no Brasil, como em todo o mundo, esse ainda é um assunto recorrente, e contra as mulheres. Houveram avanços, mas descaso, conivência e medo das vítimas contribuem para um resultado aquém do que seria esperado. Ainda ocorrem estupros, espancamentos, mutilações e segregação. Há muito o que fazer.

Assim como com o Dia Internacional da Mulher, existe toda uma história por trás dessa data. Sua origem está em 1960, na República Dominicana, data em que foram brutalmente asssassinadas as irmãs  Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, por ordem do ditador Rafael Leônidas Trujillo. Quando Trujillo chegou ao poder, a família das três irmãs perdeu sua casa e suas posses. Revoltadas com a situação e também por acreditar que aquele governo era um total equívoco para seu país, formaram um grupo denominado "Las Mariposas", cujo objetivo era fazer oposição. Foi decidido então, em 17 de dezembro de 1999, na Assembleia Geral das Nações Unidas, que a data seria lembrada, em homenagem a essas mulheres de coragem, que sacrificaram suas vidas pelo que acreditavam ser melhor para seu país e não se calaram nem diante de toda a violência que sofreram antes de serem assassinadas.

Aqui no Brasil avançamos muito, com a implantação da Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, que ampliou a proteção às vítimas, permitindo a prisão em flagrante do agressor. Mas somente isso não é o suficiente. É necessário, tanto vítima, quanto os que convivem ou estão dela próximos, denunciem. Porque muitas vezes a mulher não o faz, se sujeitando a uma situação de humilhação e violência por anos a fio, seja por amor, por medo ou por depender financeiramente do agressor. Assim como ocorre com a pedofilia, quem não denuncia é cúmplice do criminoso.

Denunciar é preciso, sempre!!! E as mulhereres, aos primeiros sinais de que seu companheiro é violento, devem tomar providências para que coisa mais grave não ocorra à frente. É preciso que a mulher também se valorize e não permita nunca ser tratada como inferior ou sem respeito. Violência não é só a física, também é a verbal e a velada, quando se discrimina pelo sexo, quando se deixa (explícito ou não) que aquilo "não é para mulher", quando se tenta diminuir e humilhar, quando se ofende.

Quanto às instituições, além de existir uma Lei e todo um Código Penal, é necessário que essa Lei se  cumpra. Que existam casas de amparo e Delegacias da Mulher. Que as empresas sejam punidas por discriminar, seja por ser mulher, seja pela mulher estar grávida ou ser uma trabalhadora com filhos.

As famílias têm seu papel, educando filhos e filhas para conviverem com respeito e sem segregação (isso é para menino, isso é para menina). Ensinando as filhas a se defenderem e aos filhos que violência não os torna mais machos.

Toda a sociedade tem que se mobilizar a respeito. Somente assim, chegaremos perto da chamada "igualdade" (de direitos e deveres) e todas as lutas não terão sido em vão.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...