quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Casa de ferreiro não pode ter espeto de pau - #paisnaescola - tema que rende...


Outro dia, vi um anúncio no Facebook me chamou atenção, de um colégio novo. Entrei para ver as fotos e comentários, e vi que o endereço era familiar. Era o colégio que estudei (do 6º ano ao 2º do ensino médio)!!! Vendo que era no bairro, fiquei curiosa em conhecer mais, apesar de estar satisfeita com o colégio dos meninos e o Dani estar prestes para ir para o Aplicação da UERJ.

Não gostei muito do que vi. Reconheci o prédio original, mas as fotos (simulações virtuais) só mostravam luxuosas áreas de convivência, nenhuma mostrou salas de aula, tampouco se mencionava projeto pedagógico. Fiz algumas críticas (construtivas e com muita educação), dizendo que achava o projeto superficial, que já vi muitos colégios de fachada, que queria conhecer melhor para ver se era tudo isso mesmo, etc., nos comentários e até comentei com alguns amigos de escola. Passou.

Hoje de manhã cedo, ao abrir minha caixa de mensagens, verifiquei que haviam  duas do tal dono da escola, num tom totalmente grosseiro, me questionando do porquê de eu ter feito as críticas, que ele trabalhou duro, escreveu não sei quantos livros, morou num barraco no subúrbio, etc... Tá, e daí? Daí ele continuou dizendo que investiu 1,5 milhão em infraestrutura, que eu deveria estar feliz (Oi?) por esse colégio estar inaugurando no meu bairro (Como se não existissem excelentes escolas por aqui... Meus filhos passaram pelos melhores e atualmente estão em um deles). Perguntou ainda o que eu já fiz de bom pela sociedade e disse que sou infeliz e amargurada, que isso não é o comportamento esperado de uma "mãe-educadora". E qual o papel esperado então, cara pálida??? De ficar fazendo elogios baseada em desenhos virtuais, como vi muita gente por lá fazer, quando o colégio não se dá ao trabalho sequer de mostrar salas de aula e detalhar seu projeto pedagógico (se é que existe um)???


Há pouco tempo, participei de uma blogagem coletiva, a #paisnaescola http://crisgms.blogspot.com/2011/08/atrasada-mas-com-carinho-blogagem.html onde abordávamos da distância no relaciomanento escola-família e da necessidade de questionar o estabelecimento de ensino que se considera meramente prestador de serviço e de fachada bonita. Escola é mais que isso!!! Se um dono de escola não tem maturidade e estabilidade emocional suficiente para lidar com críticas, o que vamos esperar do seu estabelecimento???

Questionar e criticar é sim prerrogativa minha, como "mãe-educadora", como ele mesmo disse, e, em último caso, como "cliente-pagante" (mesmo que a escola seja pública, pago com meus impostos). De um local cujo dono se dá ao trabalho de invadir uma caixa de mensagens privada (sim, porque nem adicionado meu ele é) para questionar de maneira grosseira uma crítica, em vez de me convidar a conhecer e me surpreender, caso esteja errada, não dá para esperar muita coisa.

Quando se coloca um projeto para o público, há de se esperar críticas, mesmo que essas sejam precipitadas. Se existe algo bom e consistente, não há o que temer, pois a primeira má impressão será desfeita. Nesse caso, só me deu mais motivos para desconfiar e também de querer conhecer (mas para ver se realmente existe algo errado por ali). Espero que me surpreenda, que eu esteja errada a respeito, aí sim vou ficar feliz, caso contrário, vou continuar exercendo o meu direito de criticar e questionar (e vou manter meus filhos onde estão, esse sim colégio sério e com excelente infraestrutura).
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