terça-feira, 8 de novembro de 2011

BookCrossing Blogueiro - Vamos compartilhar cultura :)

http://luzdeluma.blogspot.com/search/label/Bookcrossing

Aqui no Brasil já foi chamado de "Atentado Poético". O BookCrossing é uma prática que visa "libertar" livros para incentivar o hábito da leitura. E a blogosfera tem sua versão, o BookCrossing Blogueiro. As ilustrações fofas desse post foram gentilmente feitas pela Luma, que está divulgando a iniciativa aqui no mundo online. Fui lembrada pela Mari e participo com muito prazer da inciativa.

Para participar, basta trocar com alguém que conheça (ou não) um livro por outro ou "esquecer" o livro por aí, em locais movimentados, como praças, ônibus, metrô, supermercados (locais onde o livro possa ser resgatado facilmente por quem passa). Coloque um bilhete ou uma dedicatória, no próprio livro, para que a pessoa agraciada fique sabendo o porquê do movimento e se sinta incentivada a levá-lo, transformando-se assim numa leitora, mesmo que, a princípio, não o seja. É uma forma de compartilhar cultura com quem não tem condições financeiras de comprar um livro ou mesmo para incentivar quem acha que não tem tempo.

Quem quiser divulgar o ato, com fotos e textos de incentivo, pode fazê-lo em seu próprio blog ou nas redes sociais. Podemos ainda, como sugeriu a Luma, trocar resenhas e impressões sobre os livros que libertamos.

Então, pegue aqueles livros que estão mofando em sua estante, sem serem lidos, e liberte-os, dando a eles um destino mais digno e conquistando mais um leitor. Informação é para circular, não para ficar guardada!!!


Update: E os pequenos não podem ficar de fora também!!!! Divulguei também no blog Pequenos Leitores. Veja como seu filho pode participar, ou como você pode fazer uma criança feliz com um livro hoje ;)


6 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

idéia muito legal, espalhar cultura! também participei do meu modo.

livro parado é um pecado, desperdício. temos que povoar mentes com cultura e saber.

bom dia

Susi disse...

Eu participei, não deu pra sair mas bati na porta da vizinha e doei. bj

Luma Rosa disse...

Cris, obrigada pela participação! Fico muito agradecida por você ajudar a espalhar a ideia do BookCrossing Blogueiro e tudo o que vem agregado ao ato de doar um livro e avisando que já agendei a 4ª Edição para a segunda quinzena de abril de 2012. A explicação para um intervalo grande é justamente para os "apegados" se acostumarem com a ideia. Vamos seguindo doando um pouco do que temos e motivando mais pessoas, praticando o desapego, espalhando cultura e quem sabe, despertando novos leitores?
Beijus,

Orvalho do Céu disse...

Olá,
Que bom pensar nos mais pequeninos também... Os menorezinhos agradecerão, certamente!!!
Estive ausente da net por motivo de mudança vários dias e só pude passar hoje...
Bjm de paz e ótimo fim de semana

Chris Ferreira disse...

OI CRis,
faço a energia dos livros aqui de casa circularem sempre. Levo para o trabalho e dou para alguém, mesmo sem a pessoa ter me pedido. Faço o mesmo com os livros das minhas filhas. Toda semana levo alguns e saio distribuindo. Também sempre dou um livro que postei no blog para alguém que comentou no post. Não aviso que faço isso. Leio os comentários e aquele que eu sinto que gostaria do livro, eu envio. Nunca experimentei esquecer o livro em algum lugar propositalmente. Como sou cabeça de vento já esqueci involuntariamente.
Essa ideia do Book Crossing é fantástica.


beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Dri Viaro disse...

Muito boa iniciativa

beijos

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...