sexta-feira, 4 de novembro de 2011

#DiadaFavela. Oi???

Eu sei que existe dia para tudo, mas "Dia da Favela" não conhecia. Até hoje, ao ver o termo no topo dos Trending Topics do Twitter... Graças ao Deus Google e ao @marcelotas, fiquei sabendo que a palavra "favela" tem origem em uma flor e que o Dia da Favela é uma invenção da cidade do Rio de Janeiro, em referência a um episódio ocorrido no Morro da Providência, a primeira favela oficialmente instalada em nossa cidade. Esse dia, teoricamente, surgiu com o objetivo de resgatar a dignidade de quem habita uma favela e de mostrar a cara dessa gente tão sofrida que lá vive.


Aqui em nosso país, temos a bizarra mania de enaltecer tudo ligado à miséria e à pobreza, colocando um verniz folclórico e chamando aquilo de "estética". Nesse caso, a "estética da favela". Estética de que, cara pálida??? Quem já entrou numa favela sabe que a maioria das pessoas que lá habitam vivem em residências improvisadas, sem rede de esgoto, saneamento básico, em condições muito aquém às de que um ser humano minimamente precisa para dizer que mora e vive com dignidade. Em vez de enaltecer a tal "estética da favela", por que a sociedade não oferece a essas pessoas condições dignas de moradia, com todos os direitos e deveres que isso demanda? Parabenizar alguém porque mora em uma favela??? Só podem estar de sacanagem Deve ser brincadeira... Eu tenho é que desejar que as pessoas que lá vivem (a maioria honesta e trabalhadora) "desçam" para uma moradia digna, aqui no asfalto, junto de nós. Não que fiquem separados em um gueto.

A tal "estética da favela" produziu movimentos culturais interessantes, muitos deles derivados de projetos sociais. Até aí, tudo bem, cultura nunca é demais. Só que fica só nisso. O gueto para lá, nós para cá e todo mundo fica feliz porque fez a sua parte. Mais uma vez, o brasileiro (o carioca é especialista nisso) se contenta com um pouco de pão e circo, quando seu dia a dia continua da mesma forma, violento, miserável e ele, o cidadão, à margem.


http://www.cufa.org.br/

Um comentário:

Pandora disse...

Caraca "Cara Palida"!!!

Vc disse tudo, eu sou o que se pode chamar de favelada e confesso que demorei um pouco a entender, não no seu post, mas na minha vida intelectual (a palavra parece pedante, mas se pensarmos todos temos uma vida intelectual néh?!?!) a entender o que esconde essa coisa de a estetica da favela.

A vida em uma favela é farta, farta tudo e isso não é bonito, nós somos pessoas bonitas, mas o lugar poderia ser melhor, não digo nem descer para o asfalto(embora eu até que gostaria de morar "no baixo" que é como se diz aqui em Recife) pq existem favelas planas também (o Coke e o Chié por exemplo são favelas planas), talvez o bom, o legal, o digno, fosse investir de verdade em urbanizar esse lugar, em saneamento básico, saúde, educação, estrutura mesmo não paliativos, percebo que no mundo existem vários lugares finos e chiques que se constroem em morros e sei que pela tecnologia e tudo o mais que existe é posssivel tornar o morro um lugar habitavel.

Eu não quero "Dia da favela", eu quero que um dia a favela deixe de existir e que minha favela vire apenas um bairro na cidade do Recife, urbanizado, saneado, seguro, com tudo que nós precisamos, pq direito a isso temos só nos falta o respeito ao direito!!!

Ameiiiiiii seu post, parabéns por ele \o/

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...