sábado, 7 de janeiro de 2012

Acabaram as férias. Bem, as minhas...

Hoje comecei a retornar à minha rotina normal de trabalho. Para mim acabou o recreio!!! Mas as crianças continuam de férias e ainda tenho um de 02 anos cheio de energia.


Nesses dias, dois posts me chamaram atenção quanto ao assunto "férias com filhos". A Samantha Shiraishi falou em seu blog sobre trabalhar durante o período de férias dos filhotes. Como ela diz no post: "a vida adulta não tem 60 dias de folga no verão". #comofaz??? Já o Mamatraca colocou a questão da mãe tirar férias também dos filhos. Acho muito justa e digna essa questão, diga-se de passagem, embora eu ainda não tenha conseguido isso na totalidade que eu gostaria, o que consegui para mim está de bom tamanho, como tirar um cochilo à tarde sem hora para terminar, ou ler no meu quarto sem ser interrompida, ou mesmo sair para tomar um sorvete sozinha, enquanto ia comprar pão. Eu acho, como comentei lá no site, que ter um tempo só para nós é revigorante e deve ser encarado sem culpa nenhuma.

Quanto às férias propriamente ditas, sou de opinião que toda mãe deveria ter o direito de tirar suas férias junto com as férias escolares dos filhos. Nem precisaria ser por todos os dias, mas alguns dias em comum, como faço. E só faço dessa forma porque trabalho em casa e tenho algum controle sobre minha agenda, para poder me planejar para isso. Final de ano, oficialmente, é de descanso e se estende pela primeira semana de janeiro. Nesse período, nenhum compromisso, ou burocracia a resolver, mal arrumo a casa! Me dou o direito de não fazer nada, junto com a família. Acordamos mais tarde que o normal, fazemos as refeições junto, brincamos com as crianças, jogamos com eles, vemos filmes e saímos, se tivermos oportunidade. A chuva dos últimos dias não ajudou muito, mas não apagou o brilho de nossas mini férias, que foram curtidas em casa.

Agora que as minhas acabaram, mas as deles continuam até o final do mês, terei que usar a tecnologia e o planejamento a meu favor, se quiser aproveitar um pouco mais com eles e entretê-los em seus dias de descanso que restam. Normalmente essa época é um período sem muitos compromissos. Então, dá para adiantar em uma parte do dia alguma coisa e sair com os pequenos para passear, levando meu inseparável smartphone de guerra comigo. Depois, se precisar ficar até tarde compensando, também não reclamo. E, vamos combinar, é muito diferente essa rotina do resto do ano? Só aumenta a quantidade de compromissos e diminui as horas de sono, rs.


5 comentários:

Loreta disse...

Oieee,

Como não trabalho fora, nunca tive este dilema mas, imagino ser bem difícil mesmo, afinal, as escolas entram de férias e como faz com os filhos em casa??
O marido sempre tira pelo menos 20 dias de férias junto com as crianças, depois eu encaro sozinha, preciso conseguir me livrar da culpa de me divertir sozinha, ou com o marido!
Desde que sou mãe NUNCA consegui tirar férias dos filhos, ou viajar sem eles só com o marido! Ta dificil, viu! rsrsrs

Bjo!

Loreta#amigacomenta;)
@bagagemdemae
www.bagagemdemae.com.br

Elaina disse...

Eu tb não trabalho fora, escolhi isso para não ter esse tipo de dilema pois eu não saberia lidar com ele. Mas respeito e admiro quem consiga!

Bjos

Elaina Furlan #amigacomenta
http://www.vidademae.net/

Rose Misceno disse...

Eu quero um dia conseguir tirar férias da filhota junto com o maridão, mas ainda não evoluí a esse ponto...rs...
Ainda estou de férias e assim como você me dou o direito de não fazer nada nesse período! O que é bom demais, né?
Eu trabalho meio período e já estou planejando para esse ano trabalhar só dois dias da semana, o dia todo, para ficar mais com minha filhota! Acho importante acompanhar os filhos de perto, assim marido e eu pensamos nosso trabalho em função dela e é o que dá certo pra nós!

Beijão.

Fanny Barbosa disse...

Cris,

Sabe como resolvi isso aqui por casa, coloquei o pequeno pra brincar pelo quintal, pai dele ensinou a subir nas arvores, e levei ele no fim de semana em parques públicos, mas te confesso que parte o coração ver ele falar que tá chato ficar em casa sem os coleguinhas!
#amigacomenta

Thaty disse...

Eu coloquei as crianças em escola de período integral. Então eles tiveram duas semanas de recesso (uma eu também tive, a outra fiquei trabalhando em casa com eles), agora já voltaram pra escola. A caçula não sente diferença, pq ela é muito pequena e brinca um bocado na escola mesmo. O mais velho já sente um pouco mais, mas depois dessa semana em casa acho que ele está preferindo ir pra escola. Pq em casa ele não tem com quem brincar, no curso de férias da escola ele tem os amigos dele...rsrs

Adorei seu post!
Beijos
Tati
Mulher e Mãe
#amigacomenta

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...