terça-feira, 16 de outubro de 2012

É da nossa conta sim!!! #semtrabalhoinfantil


No último dia 09 foi o lançamento da campanha da Fundação Telefônica, junto com o UNICEF e a OIT. O blog A Vida Como a Vida Quer, da Sam Shiraishi, fez o convite para divulgarmos a ideia nas redes sociais e na blogosfera, formando uma corrente do bem, dando uma força para que esse mal se erradique de vez. No dia 12 de junho, participei da blogagem coletiva #semtrabalhoinfantil, pelo Dia Internacional do Combate ao Trabalho infantil, com esse post. Hoje volto a me engajar no tema, pois nunca é demais frisar que lugar de criança é na escola ou brincando, nunca trabalhando!

Eu realmente acredito que a criança tem que aos poucos aprender a ter responsabilidades, proporcionalmente à sua faixa etária. Colocar uma roupa no cesto, arrumar os próprios brinquedos, colocar o próprio copo na pia, arrumar sua cama pela manhã. Eles gostam de ajudar e aprendem a dar valor ao trabalho. Mas daí é muito diferente colocar uma criança para lavar toda a louça da casa, cozinhar ou fazer faxina. E o trabalho infantil doméstico é quase cultural em muitos lugares do país, não só em rincões distantes, mas nas cidades também, principalmente entre a população mais pobre.

Deixa de ser ajuda ou aprendizado no momento em que impede a criança de brincar, de ser criança ou atrapalha seu desenvolvimento escolar. Ou quando se torna obrigação sistemática.

O trabalho infantil também é muito utilizado na cadeia produtiva. Nesse caso, cabe aos consumidores serem conscientes e não comprar de empresas que utilizem esse tipo de mão de obra, seja diretamente ou através de fornecedores.

É preciso denunciar qualquer situação de trabalho infantil, seja remunerado ou pior, escravo, pois quem não denuncia também é cúmplice. As denúncias podem ser feitas nos Conselhos Tutelares, pelo Juizado da Infância e Juventude, pelo Disque 100 ou diretamente ao Ministério Público.

Participe!!! Utilize seu blog ou seu perfil nas redes sociais. No Twitter, utilize a hashtag #semtrabalhoinfantil. Isso também é da sua conta!


Blogagem coletiva "É da nossa conta!"
Data inicial: 16/10
Mais informações:
Fan Page Pró-Menino: http://www.facebook.com/redepromenino
Twitter: @promenino
Site: promenino.org.br



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...