segunda-feira, 17 de junho de 2013

Série Manifestações - Post 2 - Hora de passar de fase! #protestomaterno

Update: essa postagem faz parte da blogagem coletiva e de uma série sobre as manifestações que estão acontecendo em todo o país. Leia o Post 1 aqui

#protestomaterno Mães unidas por um Brasil melhor. Participe!!!!




Manifestação no Centro do Rio de Janeiro. Estima-se que compareceram cerca de 100 mil pessoas. Imagem da GloboNews.

" A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão"
Aldous Huxley, em Admirável Mundo Novo, 1932

Hoje o Brasil assistiu ao verdadeiro início de uma revolução com as manifestações que ocorreram em várias capitais. Uma coisa que começou confusa e com boa parte da opinião pública contra, cresceu em duas semanas de forma exponencial. E esse sentimento de revolta, misturado ao desejo por mudanças, tomou conta de boa parte do país.

As mídias sociais tiveram papel fundamental no processo democrático e apartidário, firmaram-se como mídia democrática e imparcial. Através delas, houve a convocação para as ruas e por elas a informação circulou por todo o mundo, sem filtros.

A manifestação foi um sucesso!!! #OGiganteAcordou. Tirando um ou outro incidente, não houve violência, nem da parte do Estado, nem da parte dos manifestantes. A exceção talvez tenha sido Belo Horizonte, onde a polícia respondeu de forma desproporcional, por causa do jogo acontecendo no Mineirão.

Imagem: Rebeca Brício

Agora... É hora de mudar de fase. Caso o valor das passagens seja revisto (coisa que a maioria dos governantes nega que vá ocorrer), é muito mais do que uma vitória simbólica de retrocesso de alguns centavos de real. É a prova de que nós podemos nos organizar e exigir. Os governantes, cumprindo, não fazem mais do que a sua obrigação, já que tudo isso é nosso e, se estamos insatisfeitos, não podemos pagar mais pelo serviço que está sendo mal prestado. O desafio agora é entender e priorizar demandas por parte do poder público, estabelecer uma agenda. E, nessa hora, não podemos perder o fio da meada. Temos que acompanhar de perto. Esse mesmo movimento que levou milhares de pessoas às ruas, tem que ter jogo de cintura para dar prosseguimento ao jogo. E nós temos que acompanhar isso de perto, pelo movimento em si e dando reposta pelo voto.

Sabemos que não é só pelo aumento de passagens. É a aberração do Estatuto do Nascituro, é o desrespeito à laicidade do Estado em prol de proselitismo religioso, é a PEC 37, cujo conteúdo, se aprovado, deixará muitos crimes impunes e dificultará a investigação de outros, é a saúde sucateada, a educação muito aquém do que merecia um país que se diz em desenvolvimento... São muitas as reivindicações e isso não esvazia o movimento, pelo contrário, mostra a nossa insatisfação com o uso do dinheiro dos impostos, que merecemos uma qualidade melhor de serviços prestados e que vamos exigir isso. Mesmo que precisemos ir várias vezes para as ruas para que aconteça.

Imagem: "Mas já é vandalismo"

Muitos dizem, de forma depreciativa, que esse movimento é de classe média. Pois eu louvo que esse movimento seja de classe média. Esta não tem comprometimento com o Governo, não depende de bolsas, de subsídios, precisa trabalhar para produzir riqueza e pagar seus impostos. E, muitas vezes, paga em duplicidade, pois seus impostos não têm contrapartida em serviços. Daí tem que pagar escola para que seu filho tenha uma formação decente, tem que pagar plano de saúde para ter o mínimo de acesso à medicina, ou quando precisa de um serviço público tem reclamar muito, ou até recorrer à Justiça para ter sua necessidade atendida. Essa parte da população, que "mata um leão por dia" e tem acesso à informação, pode sim fazer a diferença, para todos.

Imagem: Rebeca Brício

Um comentário:

Débora Araújo disse...

Com certeza: mudar de fase é primordial!
Beijo Cris!
Débora Araújo
#recantocomenta
www.personalbebe.com.br

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...