segunda-feira, 24 de junho de 2013

Série Manifestações - Post 3 - E agora? #protestomaterno

Esta série de posts faz parte da blogagem coletiva #protestomaterno.  Veja quem participou em nossa fanpage.

Este é o último post de uma série que comecei a escrever no início das manifestações. É uma conclusão que se fazia necessária. Porque, vamos combinar, "já deu"... Não há mais sentido em fazer uma manifestação por dia. As passagens baixaram, a apreciação da PEC 37 foi adiada e, aos poucos, seja por medo, seja para "aparecer bem na foto", governantes se abrem ao diálogo. Isso não é pouco.

Não creio que estejamos sem foco, como muitos afirmam. Estamos é de "saco cheio". As últimas semanas serviram como catarse, desabafo. Agora é hora de sentarmos, vermos nossas prioridades e estabelecermos uma agenda. Eu já disse isso, no post anterior, antes até de aparecerem as primeiras conquistas. Precisamos, acima de tudo, ter em mente duas coisas: que não existe um salvador da pátria, seja quem for. E que temos que ser cuidadosos com as informações que repassamos, pois essas podem ser usadas contra nós, para nos manipular e controlar pelo medo. Não podemos deixar oportunistas se aproveitarem desse momento.

"Muitos parecem estar perdidos por não serem capazes de enxergar todo o cenário. Concentrados na manifestação, deixam de ver a situação. Décadas de controle social, de publicidade corporativa e de fabricação de consentimento público anestesiaram as pessoas, tirando delas a percepção de que cada um pode ser agente de mudança. Na ressaca das conquistas há uma sensação natural de desorientação. Conseguiu-se os tais vinte centavos, até em lugares onde eles não foram pedidos, mas isso é --como sempre pareceu-- muito pouco. O que fazer, então?"

Luli Radfahrer, designer e professor de Comunicação Digital da ECA/USP, pergunta se voltaremos às redes sociais, após tomar as ruas, em excelente artigo, hoje, na Folha.

Uma coisa não exclui a outra. As redes sociais provaram ter grande poder mobilizador em pouco espaço de tempo, convocando de uma só vez milhares de pessoas. Além disso, é ferramenta de informação, já que o que é transmitido pela mídia convencional é diretamente proporcional a seus interesses e de seus patrocinadores. Mas, essa mesma informação, antes de ser passada à diante, tem que ser checada. E por quem? Por quem tem melhor formação cultural e discernimento.

Nosso país, de poucos leitores, é, em sua maioria, composto por pessoas de nível cultural e educacional baixo. É notório que um trabalho sério de educação tem que ser feito. Aos que tiveram oportunidade ou interesse de ir além, de se informarem e de serem formadores de opinião, cabe a responsabilidade de passar informações corretas, de não espalhar boatos inúteis ou acirrar ânimos e preconceitos.

Se nos anos de chumbo tínhamos que pegar em armas e ir para as ruas, hoje a informação é a nossa arma. Um povo bem informado é um povo que cobra, que sabe seus direitos e deveres. Temos muito a trabalhar nesse sentido mas, felizmente, também temos muitas pessoas dispostas a isso.

Estávamos há algumas gerações sem saber o que era ir para as ruas, lutar pelo que é nosso, expressar nossas insatisfações, ter a sensação de que o país está em nossas mãos, não somente nas mãos de poucos que fazem o que bem entendem. Já fizemos isso. Agora, é hora de sair das ruas. Todo bom estrategista tem que saber a hora de recuar para avaliar as demandas. Se necessário, voltaremos às ruas! É uma situação sem volta. Não podemos nos acomodar e deixar passar a oportunidade de mudar nossa história. Mas temos que fazer dentro da lei e da ordem. Nada de energia gasta sem necessidade, nada de dar a oportunistas a chance de se apropriarem de tudo que conquistamos.

Leia os posts anteriores: Post 1 e Post 2.

7 comentários:

Karin disse...

Eu não fui na manifestação que teve na minha cidade, mas não quer dizer que eu não apoie.
No fundo só espero que o país realmente acorde, tem a história de 1 dia sem globo, eu realmente acho que eles manipulam a população, mas eu penso isso a uns 4 anos pelo menos. Era contra assistir jornal na globo, isso quando tínhamos TV.
Porque até disso cansei, não existe nenhum conteúdo qualificado como bom... porque deixar ligada? Temos nosso próprio meio de entretenimento, e quando queremos saber das notícias do mundo, bom, eu leio mídia internacional, pelo menos essa é um pouco mais verdadeira e não tão cega.


Agora não sei se os manifestos vão parar, acho que ainda vai rolar muita água.
Essa coisa de plebiscito que a Dilma lançou, não sei se vai colar, sabe. Afinal de contas ela só está prometendo o que já tinha prometido na campanha...
Sei não!!!


Mas cada um com seus cada uns...


Beijos
Karin
www.mamaeecia.com.br

Andreia Sales disse...

Tenho certeza que o Brasil vai sair fortalecido disto tudo.

www.maevaidosa.com
#amigacomenta

Luisa Aranha disse...

Excelente análise! Tivemos muitas conquistas e acredito que mostramos a força do povo! Devemos agora colocar em pauta todos os assuntos que são necessários a discussão, sem medo!
Bjos
#amigacomenta
www.mamaeneura.com

Chris Ferreira disse...

OI Cris, esse movimento foi uma quebra no ciclo da história do Brasil Eu acredito nisso. Os governantes no mínimo levaram um grande susto e abrir o diálogo já é grande coisa. Temos que continuar assim, nos manisfestando e mostrando a nossa indignação com educação e respeito.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
#amigacomenta

Silma Matos disse...

A educação é o principal, se não o melhor caminho p/ todos, digo educação em todos os sentidos. O problema sé que tem muita gente que não se informa, não lê, não assiste um jornal (não importa a emissora), procurar como anda a vida política do País, que bom que o Gigante acordou, podem não fazer muito, mas vai ficar claro que estamos de olho.
Bjs
#amigacomenta

lieneoliveira disse...

Cris gostei muito de ver que o povo acordou e mostrou para esse políticos que não estamos satisfeitos com a maneira que eles estão administrando o dinheiro dos nosso imposto.

#recantocomenta

www.cantinhodali.com

Débora Araújo disse...

Excelente texto Cris! Aliás, como sempre! :) Essa avaliação das prioridades é fundamental para que nada do que foi conquistado se perca diante de tudo que ainda estar por vir... Fora tudo que foi conquistado ver nossos parlamentares desengavetarem processos que estavam há anos parados é um sinal do quanto juntos somos fortes.
Beijo
Débora
#amigacomenta
@personalbebe

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...